A Norma Brasileira para Plataformas Aéreas, que tem publicação prevista para esse ano, será apresentada durante a 8ª Feira Internacional de Saúde e Segurança no Trabalho (Expo Proteção), que acontece entre 7 e 9 de agosto em São Paulo. Representantes da AuraBrasil e da Federação Internacional de Plataformas Aéreas (IPAF), que participaram da elaboração da nova regra junto a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), vão aproveitar o evento para explicar os padrões definidos pela norma.

Atualmente, o Brasil não possui uma padronização para uso das plataformas elevatórias, com isso a publicação do documento trará mais segurança para o setor. "Hoje seguimos a norma internacional, mas não é uma exigência no Brasil, já que não há nada que determine os procedimentos de manutenção, venda, capacitação do operador e tempo de uso de um equipamento. Essa padronização traz mais segurança para o usuário, já que as empresas terão que seguir as normas, facilitando a fiscalização", defende o diretor da AuraBrasil Célio Gonçalves Júnior.

Para ele, a normatização também trará mais competitividade e profissionaliza o segmento, garantindo mais visibilidade para as empresas que estão atentas para questões de segurança. "A norma tem um viés educativo e cria um padrão mínimo para participar desta indústria, o que para as empresas comprometidas, como a AuraBrasil, é muito positivo, pois já seguimos os padrões internacionais e estamos engajados com a segurança", completa o diretor.

Após passar por consulta pública, a norma está em fase final para ser publicada, preparando os visitantes da Expo Proteção para as novidades. O evento técnico reúne mais de 350 expositores, sendo um espaço para troca de experiências e formação profissional.

A AuraBrasil, que pertence ao Grupo LM, atua em todo país com a locação de plataformas aéreas, se consolidando como uma das dez maiores empresas do setor no Brasil.

Fonte: Da Redação Simões Filho Online